Sustentabilidade e o indivíduo

recycle

“Nós devemos satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro”. 

Disse Gro Harlem Brundtland. Nascida em 20 de Abril de 1939 em Bærum, é uma política, diplomata e médica norueguesa, além de líder internacional em desenvolvimento sustentável e saúde pública. Ela foi primeira-ministra da Noruega há uns 20 anos e presidiu a comissão do ONU que criou o conceito de sustentabilidade.

Como nossas ações, como indivíduo, influenciam toda a cadeia produtiva? Pare e pense em quantas ocasiões vc comprou algo sem necessidade, ou era a moda ou simplesmente pq outras pessoas estavam comprando.

Sustentável é aquilo que consegue se manter e continuar.

Cidades do interior do nordeste, tem como trabalho e fonte de renda a produção de artigos artesanais em que os preços pagos aos produtores estão muito aquém do valor pago pelos turistas e pelos preços elevados em que são vendidos nas lojas.

No conceito de comércio justo, cujo objetivo é estimular negociações diretas entre os produtores e disseminar padrões sociais e ambientais entre as cadeias produtivas, o princípio básico é gerar oportunidades para produtores economicamente em desvantagem, incentivar a remuneração justa, estimulando as melhores práticas ambientais de modo a proporcionar um ambiente seguro e saudável para os produtores, com transparência e co-responsabilidade entre os parceiros comerciais.

Desta forma, as organizações envolvidas no comércio justo podem ir muito mais além da sustentabilidade, chegando, por exemplo, a transparência, ética, justiça, responsabilidade social e educação.

Isso é sustentabilidade social, é bom para você e é bom para a sociedade.

Suas escolhas pessoais sustentam o EU que você é e o direciona para o EU que você quer ser? Pense!

Fontes do artigo: HSM Online, Wikipedia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s